Logo Ilimitado

⤹ Inscreva-se no YouTube⤵

Inauguração Popular da Transposição será transmitida ao vivo

Publicado às | 19.3.17

A maior obra hídrica realizada no nordeste desde os anos 50 terá 'inauguração popular' com grande ato político, e será transmitida ao vivo pela internet net e pelo canal TVT no site e no YouTube a partir das 16h, direto do município de Monteiro, na Paraíba.

Mesmo tendo sido inaugurada por Michel Temer no último dia 10, o ato de hoje contará com as presenças dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, o ex-ministro Ciro Gomes e os governadores da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), do Ceará, Camilo Santana (PT), da Bahia, Rui Costa (PT), e do Piauí, Wellington Dias (PT).

A ideia de transposição das águas do Rio São Francisco vem desde 1847, ou seja, no tempo do Império Brasileiro de Dom Pedro II, já sendo vista, por alguns intelectuais de então, como a única solução para a seca do Nordeste. Naquela época, não foi iniciado o projeto por falta de recursos da engenharia. Ao longo do século XX, a transposição do São Francisco continuou a ser vista como uma solução para o aumentar as disponibilidades em água no Nordeste.

As águas do Velho Chico chegaram à Paraíba no início de março. Em pouco mais de um mês, já enchem dois reservatórios até desaguar no açude de Boqueirão. A expectativa é que as águas da transposição elevem o volume do açude para cerca de 40% da capacidade.