Logo Ilimitado

⤹ Inscreva-se no YouTube⤵

Por que temos pesadelos?

Publicado às | 14.11.14

Quem nunca sonhou com dentes quebrados ou caindo de uma grande altura? O que os pesadelos tem a dizer?

As causas são várias: Ansiedade, fatores externos, condições de saúde, enfim, eles são um sinal de que algo não vai bem no departamento psicológico, indicando conflitos interiores ou excesso de ansiedade. "Existem casos que são fruto de um trauma. Se, por exemplo, uma pessoa foi assaltada e não quer mais sair de casa, ela terá pesadelos que a farão reviver a situação - como se o cérebro enviasse a mensagem de que ela tem que passar por aquilo de novo, até superar seu medo. Outro caso comum é o de pessoas muito ansiosas, que, geralmente, sonham com situações difíceis, mas possíveis, no dia-a-dia (nada de monstros ou criaturas fantasiosas!), como perder a hora ou sofrer uma perseguição", afirma a psicóloga Vânia Sartori, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os casos mais graves são os de indivíduos que sofrem de medos patológicos - como a chamada síndrome do pânico e fobias em geral - e, por causa disso, têm pesadelos quase todas as noites.

No outro extremo está a ansiedade mais simples, como costuma ocorrer, por exemplo, na véspera de um vestibular. Outra fonte comum de pesadelos são traumas do passado - em geral da infância - que permanecem gravados no subconsciente.

Depois das crianças, são os adolescentes os que mais têm pesadelos. Entre os 25 e os 55 anos este tipo de sonhos diminui a sua frequência. Os pesadelos que mais recordamos são aqueles que sonhamos perto da hora de acordar. Segundo um estudo realizado por cientistas alemães e publicado na European Archives of Psychiatry and Clinical Neuroscience, os temas mais recorrentes dos pesadelos são: cair no vazio, ser perseguido, chegar atrasado, a morte de um ente querido, o fracasso e ficar paralisado. Este mesmo estudo revelou ainda que os homens têm sobretudo pesadelos relacionados com a violência e a perda de trabalho enquanto nas mulheres estão mais relacionados com assédio sexual e a morte de um ente querido.